RETROSPECTIVA ESPORTIVA 2007- O que aconteceu de melhor no esporte local

Veja os fatos mais marcantes do Esporte na cidade em 2007
A precoupação de dotar o município de uma melhor infraestrutura física foi uma constante neste ano. O CT Jair Neves, a reinauguração do Estádio Péricles Pacheco (Minicentro), após a reconstrução do sistema de drenagem, nivelamento e plantio da grama atendendo às especificações, normas técnicas e posteriomente iluminação posibilitando jogos no período noturno, reformas e placares eletrônicos nos principais Ginásios Esportivos, criação de diversas Áreas de Lazer, aquisição de novos uniformes para as seleções municipais e agasalhos diferenciados para os técnicos e atletas, sem sombra de dúvidas marcaram as ações no plano esportivo dando condições satisfatórias para que em 2007 de fato o esporte obtivesse respaldo físico. Dentro das quatros linhas, veja o que aconteceu de melhor nesta retrospectiva dividida em três partes .
DESPORTIVA NO PARANAENSE DE FUTEBOL
A Associação Desportiva Telêmaco Borba, teve no ano de 2007, uma participação regular no Campeonato Paranaense de Futebol sub-17 , erros no direcionamento da equipe comprometeram o desempenho. Com o trabalho iniciado no ano anterior se poderia utilizar os atletas da casa e região. Atendendo as reinvidicações de que faltava um treinador experiente, a opção foi trazer o Professor Luiz Cruz, Bira, renomado professor do interior Paulista que trouxe consigo vários jogadores, mas com o pouco tempo para treinamentos os atletas não tiveram tempo para adaptação. Mesmo assim a ADTB somente caiu na segunda fase, quando enfrentou ADAP/Maringá, Cianorte e Coritiba. Melhor seria a solução caseira, o treinador Sílvio e jogadores da casa e dos municípios que disputaram a LigaSul Norte. Na primera fase foram 10 jogos, 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Marcou 21 gols e sofreu 19. Somou 14 pontos e perdeu 14.
AQUARIUS NO PARANAENSE DE FUTSAL CHAVE PRATA
Mais uma vez enfrentado times fortes de todo o estado, que participaram do campeonato Paranense de Futsal – Chave Prata, o CER Aquárius Futsal/Clucal, dentro de suas possibidades, com um elenco jovem e sem altos investimentos financeiros, ao contrário dos outros clubes que possuim fortes patrocinadores e apoio total das prefeituras locais, teve uma participação pra lá de boa ficando na oitava colocação geral. O oitavo lugar pode parecer algo distante dos primeiros lugares mas considerando o potencial econômico e dados geográficos, o clube ficou atrás de Fóz do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu (cidades que recebem royates da Itaipu), Cascavel, Assaí, Londrina e Clevelândia (cujos nomes dispesam comentários). As quatro primeiras nominadas da região oeste do estado. Londrina, Clevelândia e Assaí do norte paranaense e apenas o CER Aquárius da região Sul. Cidades de maior porte não tiveram representantes nem da Prata e tampouco na chave Ouro. Na primeira fase, foram 7 vitórias, um empate e 5 derrotas. No primeiro turno da segunda fase, a equipe caiu. Forma 3 derrotas consecutivas e uma vitória. No segundo turno, apenas um empate e 3 derrotas. O sonho de retornar novamente a Divisão de elite do futsal Paranaense estava adiado para 2008.
COPA CIDADE JD DE FUTSAL
Em um campeonato marcado pelo aumento de participantes na segunda Divisão, do crescimento
em número e nível técnico das equipes femininas, da presença dos torcedores nos ginásios, principalmente em sua reta final, a Klabin conquistou, quando ninguém mais esperava, pela segunda vez a Copa Cidade JD de Futsal- Primeira Divisão, ao vencer na prorrogação com morte súbita, após empate em 3 tentos no tempo normal, a valente equipe do EFC reeditando a decisão de 2006. Iniciada no dia 7 de abril com 10 equipes na categoria Feminina, 7 na categoria veteranos, 40 na Segunda Divisão e os 16 melhores na Primeira Divisão, 171 jogos realizados e uma amédia de 5,91 gols por partida a competição somente terminou em 11 de Agosto. Na categoria Feminina, as discretas guerreiras do Imbau foram as campeãs, vencendo na final ao STI Papel . No Veteranos o surpreendente Paraguay ficando em segundo a Band Matrix. Na Segunda Divisão a representação do vizinho município do Imbaú, ingressou para o grupo de elite ao vencer com todos os méritos ao Chelsea por 6 a 5 na decisão do título. Sobre o êxito da competição na ocasião, Neri Rafael Mangoni, Chefe da Divisão de Esportes e Coordenador geral da Copa Cidade de Futsal disse. ” uma Comissão Técnica responsável, uma boa equipe de arbitragem e uma comppetente Comissão Disciplinar dão a cada ano a consistência, credibilidade e sustentação necessária para que o desportista sinta-se seguro nasua prática. Quem ganha com isto é comunidade com a adesão cada vez maior de atletas e público”.
54ºJOGOS COLEGIAIS DO PARANÁ
Em sua fase municipal, a segunda competição mais importante da Paraná Esportes para os jovens foi muito mais acirrada que a fase regional, pois a rivalidade interna entre os estabelecimentos de ensino e muito mais acentuada nesta fase em que apenas os campeõs de cada modaildade se classifca para a regional. Centenas de pessoas compareceram durante o evento nos Ginásios Furtadão e Bela Vista e no Estádio do Minicentro locais dos jogos que foram realizados em conjunto com o Núcleo Regional de educação e contou com a participação de 12 estabelecimentos de ensino da rede estadual e particulares com cerca de 650 atletas. Colégios Luis Vieira, Wolff Klabin, São Francisco de Assis, Jardim Alegre , Maria Militão, Marcelino Nogueira, Presidente Vargas, São Pedro, Custódio Netto, Positivo, Escola Adventista e Ideal os participantes. A fase Municipal aconteceu de 23 à 31 de Março.
Após a fase municipal, aconteceu de 13 a 19 de abril a fase regional, que além dos estabelecimentos de ensino de Telêmaco que obtiveram classificação, contou também com a participação dos estabelecimentos de Ventania (Alberto S Paraná e Pedro M Ribas), Reserva (Manoel A Gomes e Gregório Szeremeta), Ortigueira (Tancredo neves) e sapopema (Colégio Sapopema) que disputaram as modalidades de atltismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Tenis de Mesa,voleibol e Xadrez. Na regional se classificaram para a Macroregional no Basquete feminino A, Manoel Ribas (TB); feminino B, Alberto S Paraná (Ventania); masculino A, Wolff Klabin e no masculino B, Alberto S Paraná. No Futebol Masculino A quem classifcou foi o Alberto S Paraná e no Masculino Colégio Jardim alegre (T.Borba). A equipe do Colégio Jardim Alegre também classificou-se no feminino A. No feminimo B deu Manoel Antonio Gomes de Reserva. No masculino em ambos os grupos o Positivo obteve a classificação. O Wolff Klabin garantiu passagem no Handebol feminino clase A e no B foi o Colégio São Francisco de Assis. No masculino B deu a Escola Estadual São Pedro. No voleibol feminino A o Positivo foi campeão sendo no B as meninas no Wolff Klabin. No Masculino, Positivo e Ideal respectivamente nas classes A e B.
Na fase Final realizada em Curitiba de 7 a 15 de Julho, o voleibol masculino classe A do Colégio Positivo ficou em 16º lugar. A Escola Ideal ficou em 7º no B. No voleibol feminino classe B , o Wolff Klabin ficou em 8º. O Colégio Positivo obteve o 14º lugar no futsal Masculino Classe B.

About tbes

Sempre de bem com a vida
This entry was posted in ARQUIVOS. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s