INCENDIANDO A PELOTA

AS AVES DE RAPINA RONDAM A ESPERA DO ÚLTIMO SUSPIRO

Semana passada neste espaço, escrevi sobre o ano esportivo, aspectos positivos e como era encarado por alguns que vivem de mal com a vida e que com certa ironia criticam tudo e a todos. Muitos devido a pretensões políticas ou por serem oposição só sabem descer a lenha. Lembro que um jornal da cidade foi até o campo da baixada, tiraram umas fotos e fizeram uma matéria de muito mau gosto do autor da matéria, de péssimo profissionalismo e até mesmo de compromisso para com a municipalidade criticando a inauguração de uma primeira parte do futuro CT JAIR NEVES, dando ênfase de que era apenas um gramado e um vestiário de madeira. Esqueceu-se o (a) redator (a) de que era apenas uma primeira Parte que seria inaugurada pela necessidade de seu utilizar aquele espaço, haja vista que o Estádio do Minicentro encontrava-se em reformas! Esqueceu também que havia uma competição do ano anterior paralisada exatamente por falta de campos porque as chuvas atrasaram o andamento das obras nos dois locais! E para piorar não foi em busca de esclarecimentos necessários para mostrar o outro lado, que são os munícipes, os vários grupos de veteranos que se utilizavam daquele local e que estavam sem praticar o seu esporte, bater sua bolinha, ter como é de direito, seu lado de lazer e diversão. Veteranos do CAMA, APOSTE, equipes do Seu Antonio e Seu Sebastião, Clube dos 60 e tantos outros não entenderam da forma como foi colocado no jornal! Pra eles foi um passo… Um pequeno passo. Como diria Nei Armstrong, comandante da Apollo 11, quando pisou na Lua, “Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”…
Críticos de plantão também criticaram ao longo do ano o trabalho do Edílson Pukanski e o Aquárius. Confesso que foi duro ficar quieto e desculpem o desabafo, mas o que eles até hoje fizeram pelo esporte local? Nada! São os mesmo que choram na porta no Ginásio de Esportes para pagar três ou cinco reais, isto quando não apresentam carteirinhas de repórteres, associações e até da bolsa família!
Rá!rá! rá! Bolsa família! Essa foi demais…
Não tem noção do que é disputar um campeonato paranaense de futsal, seja ele na chave Ouro, Prata ou Bronze! Gastos com inscrições da equipe, de atletas, alimentação, transportes, arbitragem, hotéis, folha de pagamento, encargos sociais, despesas médicas e outras!…O Aquárius não vem de hoje! É um dos mais tradicionais clubes do estado um dinossauro do futsal paranaense juntamente com a Farmácia São Lucas de Paranavaí! Muitos surgiram, poucos sobreviveram.
Cadê INPACEL, CANDEIAS, UNIBOX, CANDEIAS, só pra citar os mais conhecidos!
E os clubes “temporadas” que surgem num ano com todo apoio de empresas, prefeituras, utilizam nomes fantasias, “Pontinho, pontinho e CIA/Clube tal Futsal, cata prego futsal/Prefeitura Municipal de…” é campeão e no outro babau! Foi-se… O Aquárius não! O Aquárius é tradição, é nome e deveria ser motivo de orgulho, pois enquanto clubes no futebol aqui em Telêmaco com muito mais apoio popular, da mídia, dos órgãos oficiais sucumbiram graças à falta de estrutura, más gestões e experiência, ao contrário, durante todos estes anos o “amarelinho” prosseguiu sempre com ótimas campanhas, sendo a única equipe a trocar os uniformes e representar o município em jogos Abertos do Paraná.
Foram várias as críticas em uma página de recados de um site local com relação ao trabalho do Edílson, tanto no CERA como na Prefeitura, mas meus amigos, se vocês conhecessem de futsal ou tivessem a capacidade que este moço tem! Conhecessem o currículo dele, sinceramente, estariam ajudando para pagar o salário dele porque são vários os clubes de renome que o querem como treinador! Mas o negócio é o seguinte: Vamos em frente que atrás vem gente e terminando “enquanto os cães ladram, a caravana passa…”.

About tbes

Sempre de bem com a vida
This entry was posted in ARQUIVOS. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s